FAQs

Quando procurar um psicoterapeuta?

Muitos vem à terapia em busca de auto-conhecimento, mas na maioria das vezes, as pessoas me procuram quando estão sentindo alguma forma de dor, dúvidas ou sofrimento.

Muitas vezes as pessoas têm perguntas especificas ou estão em dúvidas sobre qual decisão tomar e querem uma opinião de uma pessoa que não está envolvida no problema: problemas de relacionamento na família, na escola ou no trabalho.

Existem ainda momentos em nossas vidas em que sentimos uma tristeza enorme que não quer ir embora, ou então medos, culpas, fobias e ansiedades. Se não tiver ajuda, estes sentimentos que vieram para avisar que algo não vai bem, podem se transformar em sintomas de alguma doença maior.

Outras vezes sentimos que não vale mais a pena viver, que fracassamos em nossas tentativas de encontrar um caminho que faça sentido na vida.

Nestes momentos, buscar uma orientação, aconselhamento, ou uma psicoterapia (conforme o caso), é de grande ajuda. Nem sempre ser auto-suficiente é a escolha mais sábia.

Sou uma pessoa “doente” por fazer terapia?

Não. Atualmente, a grande maioria das pessoas que buscam terapia são pessoas que buscam se conhecer melhor para lidar melhor com aspectos de sua vida. Muitos ainda procuram terapia porque estão passando por alguma dificuldade momentânea e querem ajuda para melhor lidar com os problemas.

Existem ainda pessoas que estão buscando o desenvolvimento pessoal e ou uma qualidade de vida melhor.

Fazer terapia significa que fracassei?

Absolutamente. E necessário muita coragem e determinação para procurar um psicólogo, abrir seu coração e mente, e permitir que ele possa lhe acompanhar nesta parte de sua caminhada.