21-09-2008 Senhora e Dona do Seu Destino

Seja  Senhor(a) e dono(a) do seu destino

Na semana passada eu escrevi sobre auto-estima e de como ela é importante para sua saúde emocional. Mas nada disso funciona sem o auto-conhecimento.

O caminho do autoconhecimento é o início desta jornada e uma aventura feita de momentos agradáveis e momentos em que vamos encontrar também tudo aquilo que sempre tentamos esconder de nós mesmos (as) e dos outros. Ter coragem para iniciar esta aventura significa tomar as rédeas de nossas vidas em nossas mãos novamente, o que traz uma deliciosa sensação de liberdade e poder, mesmo que esta vida não seja exatamente do jeito que você gostaria que fosse.

Nunca canso de dizer para mim e para os outros que, se eu quero mudanças na minha vida, é necessário que isso aconteça primeiro dentro de nós mesmos(as). Se não mudamos dentro de nós, a vida ao redor de nós continuará com as mesmas dificuldades. Estamos aqui para aprender e mudar, mas, para isso é necessário querer aprender e querer mudar.

É urgente compreender a necessidade de aprender a viver mais sabiamente, isto é, no caminho do autoconhecimento, da auto-estima e do amor próprio. É necessário fazer-nos donos de si - mesmos, se é que queremos governar as circunstancias difíceis da nossa existência. Inicie com pequenas mudanças ou aquelas que forem mais fáceis para você. Aqui vão algumas sugestões:

Viva Intencionalmente. Faça as coisas com intenção, ponha sua alma em tudo.

Ame-se. Não se trata de egoísmo, trata-se de você se apaixonar por você novamente. Lembre-se de que quando você era criança e se achava a mais bela de todas (meninas), ou o mais forte e capaz (menino)? Pois isso hoje em dia, dosado com o conhecimento dos seus pontos fortes e fracos vai lhe levar a um outro patamar de conhecimento.

Controle seus pensamentos. Treine e treine, até a exaustão. Você só conseguirá controlar seus pensamentos com muito treinamento. Você tem que entender que tudo na vida precisa de muito treino, dedicação e persistência. Pegue a preguiça como exemplo (impulso biológico para ficar na zona de conforto conhecida). Se você por duas ou três vezes vencê-la, com certeza, na quarta tentativa, a dificuldade desaparece.

Sonhe sonhos possíveis. Tenha objetivos possíveis. Arme-se com uma crença. Você precisa acreditar em suas metas e objetivos, em seus planos e, mais do que nunca, acreditar em você mesmo (a).

Desenvolva a autodisciplina. Sem ela nada funciona na vida. A disciplina está presente em tudo: na administração do tempo, com a saúde e o corpo, nas finanças pessoais. A autodisciplina é fundamental para o cérebro, na elaboração dos pensamentos.

Promova as mudanças - Transforme lamentos e lamurias em decisões e ações.
Abandone a atitude passiva e assuma a responsabilidade de mudar para melhor.

Transforme o seu modo de pensar. Use mais vezes "porque não?"
Ouça as pessoas ao seu redor. Aprenda a ouvir, mesmo que você pense de maneira diferente. Escutar não é sinônimo de concordar.

Assuma o possível fracasso. Mas não perca de vista o seu objetivo.
Não fique se cobrando o tempo todo. Você não precisa ser melhor que ninguém, mas também não deve ser apenas mais um na multidão. Lembre-se: Você é um ser único, diferente dos demais seres humanos, e cada um deles é diferente de você.

Aceite o seu jeito de ser. Encare os seus defeitos de frente. Procure melhorar tudo o que for possível, mas não se deixe seduzir pela perfeição. Lembre-se que Ser Humano é um eterno "fazendo, aprendendo e aperfeiçoando".

Valorize-se em todas suas atividades, O valor de um ser humano é medido pelo seu caráter, honestidade, comprometimento e ética.

Diversifique seus relacionamentos. Faça o máximo que puder nas relações com pessoas e amigos. Não se condicione aos mesmos ambientes e rodas viciadas de pessoas. A diversificação amplia seus horizontes e fará com que exercite novas formas de pensar e de ver o mundo.

Mantenha sua auto motivação. Se você se ama, cuida de si com carinho, têm objetivos, acredita neles, tem disciplina e mantém-se informado (a), você é dono (a) e senhor (a) do seu destino.

Que sua semana seja fértil em oportunidades para mudar o que for possível mudar.

Um abraço carinhoso e até mais.

Aga Brueckheimer
aga@dr-aga.com
55-47-3319-6001