A criança que mora dentro de você

"Em todo adulto existe uma criança - uma criança  eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo, e que solicita atenção e educação incessantes. Essa é a parte da personalidade humana que quer desenvolver-se e tornar-se completa”

Carl Gustav Jung (1875-1961)

Olá, como vai você hoje?

Teve um descanso restaurador ou fez tantas coisas que não conseguiu descansar?

Espero que de alguma forma este e-mail possa contribuir para melhorar seu dia. Eu estou enfeitada para festa, pois hoje, 19 de outubro é meu aniversário e quero compartilhar isso com você. Que meus e-mails possam ser meu presente para você ao longo deste novo ano.

 Gostaria de convidar você hoje para conhecer uma pequena criança.

 Se você está meio perdido (a) e ainda não descobriu sua missão de vida, se nada do que está fazendo hoje lhe traz satisfação, então é hora de ter um encontro com uma pequena criança, que mora dentro de você, e que foi abandonada, rejeitada e esquecida há muito tempo atrás.

Conheço muitas pessoas que acham  essa historia de criança interior papo furado, psicologia barata ou que mexer no passado não leva a nada. Ledo engano! Saiba que consciente ou não, acreditando ou não, nossos problemas emocionais  hoje existem porque  ignoramos a criança que fomos um dia, ansiosa por amor, reconhecimento e segurança.

Cabe a cada um de nós hoje compreender essa criança, protegê-la amorosamente e escutar com carinho suas queixas, medos e rancores. Só você pode ouvi-la e atender as necessidades que não foram atendidas no passado.

Todos nós temos uma pequena criança dentro de nós. Essa criança interior é guardiã de todas nossas vivências e lembranças infantis. Ela tem o registro de tudo que vivenciamos, tanto as coisas boas como as coisas más. Como a falta de atenção, carinho e elogios, e o sentimento de rejeição causam uma dor emocional muito grande, simplesmente reprimimos tudo isso para sobreviver. Acontece que ao esquecer e desconectar-nos com essa pequena menina ou menino dentro de nós, perdemos a parte mais genuína e pura do nosso ser que é a fonte da espontaneidade, da graça, da leveza, da curiosidade. Quando abandonamos ou negamos essa parte em nós também perdemos contato com nossas emoções.

A criança é emoção ao limite máximo. Adultos que explodem ou não conseguem controlar suas emoções é porque  não reconhecem as necessidades desta criança e tampouco sabem que ela existe e que tem o controle em situações de estresse. Quando você está triste, chorando, sem controle, na verdade é sua criança que faz você sentir tudo isso, pois é o que ela está sentindo desde sua infância. Se ela não for tratada com o amor que esperava, vai ficar esperando e muitas vezes buscando nas outras pessoas este amor que só você pode dar a ela.

É muito importante fazer um trabalho para resgatar e conhecer sua criança interior. Ela tem uma forte conexão com a vida, seus desejos e sonhos. Uma criança interior amada nos devolve a autenticidade, a criatividade, nos dá formas originais de expressão, capacidade de correr mais riscos, a auto motivação e maior equilíbrio na vida emocional. E com certeza você vai descobrir qual é sua missão de vida.

Se você tiver oportunidade participe de workshops, laboratório ou mesmo de uma terapia regressiva ou de autoconhecimento.

Lembre-se que não é um trabalho fácil. É comum não ter um encontro agradável da primeira vez. Muitos relatam que não conseguem ver a criança, ou está com muita raiva, chora muito, ou ainda, não fala e não mostra o rosto. Aceite-a com carinho e sem julgamentos. São manifestações de uma criança desesperada e com muito medo de ser rejeitada e abandonada mais uma vez.

Mas se isto não for possível, existem algumas coisas que você mesmo (a) pode fazer para restabelecer contato com esse (a) pequeno (a) menino (a). Aqui vão algumas sugestões:

  1. Reserve um tempo, antes de dormir, para lembrar-se de sua infância. Como era a criança? O que ela gostava? Como era o ambiente da casa? Como era seu quarto? Você tinha brinquedos? Era uma criança tranqüila, quieta, barulhenta, assustada, alegre? O que ela queria ser quando crescesse?Como eram seus pais? Como foi seu primeiro dia de escola?

  2. Ache uma foto sua de criança. Uma foto que você goste e coloque num porta-retrato, num lugar de destaque e que você possa ver.Olhe-a todos os dias com carinho.Tente entrar em contato com essa criança. Pergunte como se sente  e o que ele(a) mais gostaria ou precisa. Ouça a resposta e não faça nenhum julgamento. Observe o olhar dele(a)  e se ele(a) quer falar mais. Seja carinhoso (a) e atencioso (a) com ele(a) e se puder, prometa que nunca mais abandoná-lo(a). Diga-lhe que você não pode prometer que  não tenha mais dor ou desilusões, mas você promete ficar sempre junto dele(a).

  3.  Reconheça que a criança que você foi um dia permanece dentro de você. Afinal, quando amamos alguma coisa ela tem valor para nós, e quando alguma coisa tem valor para nós passamos tempo com ela e cuidamos dela.

  4. Respeite e ampare suas emoções. Tudo o que você sente hoje como adulto, a criança também sente. Receba com carinho seus momentos tristes e conforte-se. Abrace um travesseiro e de um tempo para a tristeza partir.

  5. Compre um presente para sua criança. Algo que você gostava ou gostaria de receber. Pode ser um ursinho de pelúcia, um carro, uma boneca. Coloque em seu quarto e quando tiver um problema, converse com ele como as crianças fazem.

  6. Procure amar mais. É incrível o que uma atitude amorosa pode fazer em nossa vida.

  7. Liberte-se dos seus medos. Faça mais coisas que você goste e não se prenda somente aquilo que precisa e deve fazer.

  8. “De agora em diante, você não está mais sozinho (a)”. Repita isso várias vezes ao dia para você mesmo (a). Ajuda ater mais autoconfiança. Amar sua criança interior é conectar-se com a fonte da criatividade, intuição, imaginação, confiança.

Não existe melhor remédio para nossa auto-estima do que resgatar, aceitar e amar a criança que você foi um dia. É o verdadeiro encontro consigo mesmo. É aprender a se amar e aceitar como um ser humano.

Se você conseguir restabelecer este elo com sua criança, não terá mais dificuldades para responder as perguntas para achar sua missão de vida (você vai saber o que está incompleto na sua vida e o que te realiza), a visão de futuro (seu projeto de vida) e seus valores (as crenças que estão por traz de suas ações).

Fico por aqui deixando estas linhas para você ler e pensar a respeito, e quem sabe, possa existir uma brecha no seu dia para cuidar de sua criança.

Que sua semana seja fértil em oportunidades para mudar o que for possível mudar em sua vida.

Um abraço carinhoso e até semana que vem.

Aga Brueckheimer