Exercite sua Criatividade

Olá meus queridos leitores e amigos,

Como está você? Espero que este mês de janeiro tenha sido bom para planejar o resto do ano. Hoje quero falar sobre criatividade e dar algumas dicas para desenvolver esta habilidade.

Em tudo que fazemos, usamos a nossa criatividade e inteligência. Qualquer tipo de problema ou situação que queremos resolver obriga-nos a usar a criatividade que cada um de nós possui. A criatividade assim como a inteligência faz parte de nós e ela deve e pode ser exercitada, sob o risco de cair no esquecimento.

Criatividade é um dom nato que a pessoa usa para resolver problemas, conflitos, buscar soluções novas e facilitar a sua vida. É a nossa verdadeira natureza e a fonte natural de todos os recursos. Quando estamos envolvidos com ela sentimos que estamos mais plenos de vida. Aliada a imaginação e muito usada quando  somos crianças, podemos perder ou esquecer este dom quando adolescentes e adultos, dependendo do tipo de ambiente ou educação que recebemos. Pessoas criativas têm níveis de consciência e atenção maior do que as demais. Isto dá a elas uma sensibilidade elevada, além de estarem sempre dispostas a enxergar novas possibilidades e buscar novas relações entre as coisas.

Se você tem filhos pequenos ou netos, você pode ver com que facilidade eles transformam situações e objetos para fazer parte de suas historias ou das brincadeiras. As crianças necessitam muito pouco para isto. Se observarmos com mais atenção o comportamento das crianças podemos perceber dois componentes básicos da criatividade: A necessidade, o objetivo e a adaptação. A necessidade fornece o impulso positivo para a busca de uma solução criativa. O objetivo, mesmo vago ou incerto, indica a direção que querem atingir. A adaptação ou flexibilidade mostra a capacidade que elas têm de se adaptar a situações inesperadas e obstáculos encontrados.

Dicas para treinar e desenvolver sua criatividade:

  1. Movimente e olhe para um mesmo objeto ou situação de varias maneiras diferentes.
  2. Imagine-se no lugar de uma pessoa e tente compreender o ponto de vista dela.
  3. Imagine-se sendo um objeto e olhe sob o ponto de vista dele. Ex. o que a palma da mão vê quando está digitando num teclado?
  4. Tenha idéias sem julgamentos.
  5. Observe coisas que não foram percebidas por outros.
  6. Use sempre que poder a frase “Porque não?”.
  7. Use erros para aprender. Tente conciliar o oposto.
  8. Transforme defeitos em qualidades e vice versa.
  9. Quebre padrões, rotina, faça diferente. Esteja aberto a novas idéias.

Que todos tenham uma semana cheia de sol e oportunidades para usar sua criatividade.

Um grande abraço e até breve

Aga Brueckheimer
www.dr-Aga.com
55 47 3319-6001