Comunicar

Olá meus queridos leitores e amigos,

O sucesso de nossos relacionamentos pessoais e profissionais depende muito da nossa comunicação. Qualquer que seja sua profissão ou se você ainda não decidiu o que fazer, saiba que uma boa comunicação é fundamental para atingir seus objetivos. Uma coisa que esquecemos com freqüência é que a arte de ouvir o outro é uma habilidade necessária para uma boa comunicação.

Para ter uma escuta clara precisamos querer ouvir o que o outro tem a falar, ou seja, estar receptivo a comunicação e manter nossos canais limpos de qualquer interferência que possa distorcer a mensagem. Isto requer treino e persistência. Quando você consegue ouvir alguém atentamente, pode acreditar que a comunicação se estabeleceu.

Procure ouvir atentamente o seu interlocutor. Sempre que lembrar  tente melhorar sua escuta seguindo as dicas a seguir. Elas são essenciais se você quiser melhorar sua comunicação.

  1. Preste toda atenção no conteúdo e não julgue a forma de expressão.
    Temos o péssimo hábito de julgar vícios, cacoetes, etc., que fazem com que não prestemos atenção ao conteúdo, que é fundamental para uma boa comunicação.

  2. Controle sua emoções.
    Se a voz ou a linguagem de quem está falando te irrita ou dá sono, contenha-se. Não existe nada pior do que um bocejo no meio de uma conversa e o que começa sendo ruim pode se tornar interessante no final.

  3. Preste atenção as idéias.
    Se quem está falando se perde em detalhes sem importância, procure trazê-lo de volta, alinhavando o que foi dito. Isto ajuda a pessoa ater-se ao fato e não a considerações paralelas.

  4. Seja flexível.
    Aceite outros pontos de vistas. Aceitar não significa concordar com eles. Do mesmo modo, não tente convencer todos a terem a mesma opinião.

  5. Ouça até o fim.
    Uma pessoa muito ansiosa não consegue ouvir até o final. Ele interrompe tentando contar suas experiências ou então procura adivinhar e completar a frase pelo outro. Portanto, controle sua ansiedade. Deixe o interlocutor comunicar sua mensagem inteira.

  6. Não se distraia.
    Numa festa não tente escutar tudo de todas as rodas. É comum estar numa roda e achar que o assunto da outra roda está mais interessante. Se o assunto da sua roda não lhe agrada, seja honesto: peça licença e junte-se a outro grupo.

  7.  Entenda o ponto de vista da outra pessoa.
    Mesmo que você não concorde, procurar entender o ponto de vista do outro e evite julgamentos. Todos nós  temos uma razão para agir ou pensar da forma que fazemos. Entender como se fosse o outro é ter empatia.

  8. Deixe seus preconceitos e preferências em casa.
    Preferências são preferências. Minhas, suas e a dos outros. Ninguém é pior, ou melhor, pelo fato de não ter os mesmo gostos ou não torcer pelo Flamengo.

Leia com carinho estas dicas e procure aplicar sempre que tiver oportunidade. Elas vão ajudar você a desenvolver as habilidades que vão melhorar seu potencial de comunicação.

Desejo a você  uma semana repleta de alegrias e oportunidades para se comunicar com clareza.

Um grande abraço e até breve'

Aga Brueckheimer
www.dr-Aga.com
55 47 3319-6001