Você é daquelas pessoas que tem que fazer tudo certinho

Olá meus queridos leitores e amigos,

Você é daquelas pessoas que tem que fazer tudo certinho? Fica se cobrando perfeição no trabalho e em casa, e só se sente bem quando a coisa sai perfeita?  Cuidado! Exigir perfeição em tudo pode transformar sua vida e a dos outros num tormento sem fim.

A pessoa perfeccionista tem compulsão de fazer as coisas com perfeição. Não se dá o direito de errar. Impõe tanto para si como para os outros realizarem tarefas impecáveis, quando poderia fazê-las apenas com esmero. Tem obstinação pela ordem e pela limpeza. Ao invés de viver seu dia de forma mais leve, torna a sua vida cansativa em razão de suas metas inatingíveis.

O sofrimento de um perfeccionista é grande e poucas vezes ele consegue estar com pessoas sem criticá-las. Ele não sabe o que é ter paz de espírito, pois está constantemente fazendo autocríticas.

Faz parte ainda do perfil de um perfeccionista:

Ter um alto grau de ansiedade  que faz com que queira fazer ou resolver as coisas imediatamente. A tarefa de um dia quer fazer em instantes. Como não consegue, costuma desistir.

Ter o costume de classificar tudo em extremos: certo e errado, tudo ou nada. Mais do que meticuloso (a), é extremamente controlador e intransigente disfarçando assim a sua insegurança que o domina o tempo todo. Este tipo de pensamento tudo ou nada deixa a pessoa extremamente ansiosa e com uma sensação de constante fracasso. Isso desmotiva e paralisa a pessoa.

Outro detalhe ainda é que se considera a única pessoa confiável e capaz de realizar bem as coisas.

O indivíduo com personalidade perfeccionista pode mudar sua conduta, aos poucos e com êxito. Deve aprender a dar prioridades às suas atividades, sem fazer tudo de um modo extremamente perfeito, já que é isso o que faz perder de vista o objetivo principal de suas ações. Deve aprender a dar certo realismo às conseqüências do que acontecerá se não terminar o serviço em dia. Desta forma poderá conhecer a realidade de todos os aspectos de sua vida. 

Dicas para se livrar da Neura do Perfeccionismo.

Primeiro a pessoa precisa reconhecer que:

  1. Perfeccionismo não é uma qualidade. É uma atitude improdutiva, limitadora e negativa.
  2. Que perfeição não existe. Isto mesmo vou repetir: A perfeição não existe. A perfeição é divina, e, portanto inalcançável.
  3. Seres humanos alcançam a excelência e se aperfeiçoam gradualmente por  tentativa e erros, e aceitam que a vida não é perfeita.
  4. Trace pequenas metas e valorize seu progresso, mesmo que seja pouco.
  5. Estabeleça prazos, metas e prioridades e não se desvie deles.
  6. Aceite sua natureza humana.
  7. Elimine pensamentos do tipo “Não posso errar”, “É tudo ou nada”, “Sou um fracasso”. Elas fomentam o perfeccionismo.
  8. Faça. Errando ou acertando, o ser humano só aprende quando faz.  

E SE NADA DISSO FUNCIONAR?

Se você é perfeccionista e não consegue mudar sua conduta, procure ajuda profissional. Hoje você pode contar com uma vasta gama de abordagens, técnicas e tratamento psicológico para este tipo de distúrbio.

E para finalizar, acredite que você merece uma vida com paz e com menos ansiedade. Valorize aquilo que você já conquistou e desfrute a vida com alegria.

Lembre sempre que somos aquilo o que foi possível ser e que não podemos ser tudo.

Tenha uma semana cheia de paz e oportunidades para aperfeiçoar suas qualidades humanas.

Um grande abraço e até breve,

Aga Brueckheimer
www.dr-Aga.com
55 47 3319-6001