A raiva nos protege da dor

Olá como vai você?

Hoje vou falar um pouco sobre o sentimento de raiva.

Você sabe quem nos protege da dor, seja ela física ou emocional? É a nossa raiva. Apesar de ser um sentimento tão rejeitado e criticado por nós, pela família e sociedade, a raiva é uma das emoções mais presentes na vida moderna. Em algumas pessoas tão bem escondida a ponto de nunca sentirem sua raiva ou então, expressa de modo violento e sem controle, sua função é nos proteger da dor e nos dar adrenalina suficiente para enfrentar os medos e ir à luta pela nossa sobrevivência e satisfação de nossas necessidades.

A raiva é despertada diante de uma ameaça, ou seja, quando você percebe que em algum nível está sendo ameaçado (a) ou atacado (a) na sua integridade física ou emocional. Para dar alguns exemplos, sentimo-nos ameaçados sempre que invadem nossa propriedade, pegam o que nos pertence, provocam prejuízo, ou quando somos desrespeitados, não vistos, destratados moralmente, enfim são muitas as situações que podem despertar uma explosão intensa de raiva e nos fazer perder o controle. E quando tudo volta à calma, sobra à vergonha, o mal estar, os danos físicos – objetos quebrados, acidentes, relacionamentos abalados ou desfeitos e um arrependimento enorme com um caminhão de sentimento de culpa.

É bem provável que, por causa disso, não gostamos da raiva e tentamos escondê-la atrás de sorrisos complacentes, comendo compulsivamente, bebendo demais,calando demais ou mesmo tornando-nos pessoas ríspidas, fechadas ou irônicas.

O que mais provoca raiva dentro de nós é o nosso sentimento de impotência e frustração quando não conseguimos controlar uma pessoa, uma situação ou a nós mesmos. Portanto o sentimento de raiva não é despertado pela pessoa ou situação, mas sim, pelos nossos medos, impotência e frustrações.

Como Coach e Psicoterapeuta eu acredito que para aceitarmos a nós mesmos, é preciso antes de tudo entender o que acontece dentro da gente e por que. Temos que aprender a escutar as nossas emoções, acolher e compreender nossas dores e saber que fazem parte de nós, e que estão aí para nos dizer ou lembrar algo, e no caso da raiva, proteger a integridade do nosso ser.

Só quando tivermos coragem de olhar para nossa dor é que podemos compreender, controlar e direcionar nossa raiva. De nada vale força sem direção. Lembre que a raiva é um sentimento protetor e que fica mais fácil sentir e lidar com a raiva em suas mais variadas expressões sabendo que é uma emoção amiga.

Na minha experiência pessoal, a raiva sempre aparece quando entro em contato com a dor, porque na dor, tenho uma visão clara, ampla e sem distorções daquilo que eu sou: simplesmente humana – frágil,vulnerável, com uma necessidade enorme de ser amada e aceita pelo que sou. E aí sinto a raiva, hoje em dia mais controlada, piscando para mim e muito alerta, para que ninguém possa me machucar novamente. Consigo então respirar e passear pelas minhas lembranças doloridas com calma, e muitas vezes até perdoar e sorrir com carinho para aqueles que um dia já me machucaram.

Aqui vão algumas dicas para conhecer e controlar sua raiva:

  1. Primeiramente, não negue a raiva. Reconheça-a, aceite-a e saiba que ela esta aí para te dizer algo mais sobre você e suas dores.
  2. Pergunte-se porque está sentindo tanta raiva e o que ou quem pode dominar você e tirar do sério provocando tanta dor.
  3. Descubra se você expressa ou não sua raiva e como.
  4. Descubra como você está se sentindo ameaçado (a) pela situação ou pessoa.
  5. Não culpe o outro ou uma situação pela sua raiva. A raiva é um sentimento, íntimo e pessoal, que começa dentro de você e termina em você também.
  6. Respire fundo, conte até 10 (ou 100 ou até mil se a raiva for muito grande), e não tome nenhuma decisão ou atitude por impulso. Você pode se arrepender e causar danos irreparáveis.
  7. Depois que a crise passou, pergunte-se porque você se sentiu tão ameaçado (a) e porque a pessoa ou situação que disparou a raiva em você é tão importante para você. Este exercício pode ser revelador se você persistir nas respostas.
  8. Quando você sentir que a raiva está aparecendo, avalie se realmente vale a pena estragar o momento e até mesmo o seu dia, por causa de uma coisa sem importância, um mal-entendido ou de algo fora do lugar.
  9. Ainda está com raiva? Canalize sua raiva para algo útil e produtivo, como uma caminhada ou atividade que envolva esforço corporal, faxina em geral, jardinagem, mergulho na praia, para vazar as toxinas do cortisol e adrenalina.
  10. Se isto não for possível, tome uma ducha e imagine que junto com a água a raiva está escorrendo corpo abaixo em direção ao ralo do chuveiro. Se ajudar de uma cor para sua raiva e veja mentalmente como ela escorre ralo abaixo.

Se nada disso ajudou e você quer ser mais assertivo (a) e ter mais controle sobre sua raiva, saiba que hoje em dia o desenvolvimento e autocontrole sobre suas emoções é um tópico muito trabalhado em psicoterapia nas abordagens mais atuais da psicologia. Os benefícios de uma psicoterapia assim vão desde prevenir doenças físicas e emocionais, além de aumentar nossa qualidade de vida.

Tenha uma ótima semana em companhia das suas emoções.

Um grande abraço e até breve,

Aga Brueckheimer
www.dr-Aga.com
55 47 3319-6001