O que você faz hoje que gosta e sente que faz com alma?

Você pode comprar o tempo das pessoas, pode comprar sua presença física em um dado lugar, pode até comprar certo numero de movimentos musculares por hora. Mas não pode comprar o entusiasmo... A lealdade... Não pode comprar a devoção de seus corações. Isto você terá de ganhar”.

Clarence Francis (Fortune).

Meus queridos leitores e leitoras,

O que você faz hoje que gosta e sente que faz com alma?

O que te realiza? O que você faz ou gostaria de fazer para se sentir realizado?

Para mim esta frase acima escrita de Clarence Francis define o que é fazer com alma. Ao longo de nossas vidas, aprendemos tanto que “temos que fazer” que acabamos esquecendo o entusiasmo, a devoção e não lembramos mais das coisas que gostamos de fazer ou que gostávamos de fazer. E nos dias de hoje, onde o tempo corre veloz e cada vez mais tem que se fazer mais para manter a saúde, emprego, status, etc., parece que não sobra tempo para fazer para aquilo que gostamos! Parece que não sobra espaço para nossa alma chegar!

Isto acontece por que viemos e fomos educados dentro de uma cultura Racional e Linear, onde existia um mundo de somente cinco sentidos, um mundo sem prazer, onde pensar diferente era ter pacto com o mal. Aceitamos o código de conformidade para sermos aceitos pelos nossos pais e hoje transferimos isto para nossos relacionamentos sociais.

Muitas vezes estas perguntas geram ansiedade e angústia. Aí fazemos a opção –consciente ou não - de não pensar sobre assuntos que nos tiram da nossa zona de  conforto, e vamos vivendo nossas vidas com o piloto automático ligado e instruído para evitar situações que nos causam desconforto. Até um dia quando vamos descobrir que estamos confusos (as), infelizes e deprimidos (as), achando nossa vida sem graça e sem motivos para viver. Se você está se sentindo um pouco assim, sem saber o que gosta de fazer, se nada do que você faz hoje lhe agrada, ou se você quer ter o controle de sua vida em suas mãos, um bom começo é fazer uma lista das coisas que você costuma fazer.Você pode  usar a Tabela que tem no site para se orientar.Imprima e adapte a tabela para o seu dia a dia e vá anotando tudo o que faz.Veja o que  gosta de fazer e o que detesta fazer.  Com essa análise você pode ter uma boa noção do quanto faz com sua alma presente. Use sua criatividade para fazer mudanças e dar espaço para sua alma.

Fazer as coisas com alma é muito bom. É o melhor antídoto contra o estresse, é fortificante para nossa auto-estima. Quando fazemos as coisas com alma corremos o risco de contagiar as pessoas com amor e entusiasmo. Tudo ao redor pode continuar igual. Mas a vida vai fazer mais sentido e você se sentirá mais forte e seguro (a) nas adversidades.

Agora, se você chegou à conclusão de que não gosta de nada do que está fazendo hoje, e não sabe o que gostaria de fazer, talvez a pergunta 2 – o que você queria ser quando era criança – que vai ser o tema do e-mail da próxima semana  pode lhe ajudar.

Não deixe de fazer a sua lista! Escrever cria um comprometimento, um consentimento nosso a favor daquilo que queremos. É o primeiro passo para transformar seus sonhos em realidade, sejam eles quais forem.  Eles começam a se realizar no momento em que conseguimos formar a idéia, extraí-la de dentro de nós e colocar num papel. É uma forma de tomar consciência dos nossos desejos, trazê-los à tona e descobrir o que realmente é importante para nós.

Um abraço carinhoso e até semana que vem.

Aga Brueckheimer