A Dor Emocional - Quando ferem nossa alma.

Olá, como vai?

Espero que tenha tido um final de semana restaurador. Hoje quero escrever sobre  emoções.

A emoção na nossa cultura, quando não é negada, é colocada em segundo plano, em detrimento do intelecto e da razão. Ter emoções é quase como ter um defeito, uma coisa negativa que temos que esconder dos outros. Aprendemos cedo a disfarçar e negar nossas emoções, pois ouvimos sem cessar que sentir emoções não é correto, é feio e sinal de fraqueza.

Isto é mais verdadeiro ainda quando se trata da D.E.(dor emocional), daquele sentimento que nos atinge lá dentro, ferindo-nos profundamente, destruindo  a auto confiança, auto-estima e nossa auto imagem. Curar-se ou recuperar-se (quando se trata da perda de alguém que amamos) é um processo longo e muito mais difícil do que curar uma dor física. Uma grande maioria de adultos não sente mais a D.E. ou nem sabe que a tem.

Acontece que ao  mesmo tempo em que negamos nossa emoções achamos aceitável usar “sentimentos dolorosos” como ferramenta  para manipular os outros. Como fazemos isso? Cada vez que negamos nossas emoções e  quando admitimos que não sentimos dor quando alguém tenta nos ferir emocionalmente, desfazendo-nos,humilhando-nos ou maltratando-nos. Frases como “isso não me atinge” ou “nem ligo mais quando me ofende” são exemplos de quando nos sentimos emocionalmente feridos e negamos para nós mesmos e aos outros esta dor.

A dor emocional negada estraçalha nossa auto-estima. Mantemos a raiva provocada pela dor dentro de nós, para não demonstrar que fomos feridos. E é esta raiva contida e não expressa que corrói e destrói nossa auto-estima. Numa criança este processo fragmenta e estraçalha a auto-imagem também.

Dor Emocional é um sentimento real que tem um lado positivo e um lado negativo.

Negativamente, a dor emocional causa sofrimento e desconforto, destrói sentimentos amorosos e acaba com nossa auto-imagem, auto-estima e autoconfiança.

Positivamente, a dor emocional revela o “quanto pensamos pequeno”, onde estamos permitindo nos fazer de vítimas e aonde não estamos usando adequadamente nosso poder pessoal.

A dor emocional ainda pode nos ensinar a importância de estabelecer firmemente nossos limites pessoais.

Como descobrir quando alguém está nos manipulando através de sua dor emocional?

É um grande desafio quando lidamos com alguém que usa sua dor para nos manipular, pois geralmente são as pessoas que estão mais próximas de nós e aquelas que amamos.

A melhor maneira de saber se a D.E. é real ou uma tentativa de manipulação é prestando atenção a alguns sentimentos que a manipulação provoca em nós.

Aqui vou listar alguns dos sentimentos que sinalizam a manipulação:

  1. Raiva (quando sentimos uma raiva maior do que a situação merece).
  2. Culpa (que é uma forma de raiva voltada para dento de si).
  3. Confusão
  4. Exaustão
  5. Desconforto ou um “nó no estomago”.
  6. Uma vontade enorme de fugir
  7. Indiferença ou insensibilidade a lágrimas ou outras expressões emocionais fortes da outra pessoa.

Estes sentimentos ou respostas viscerais vão aparecer imediatamente quando você contar a outros sobre quem poderia estar manipulando você.

Técnicas para bloquear manipulação

Se alguém está usando Dor Emocional para manipular você, tente usar estas respostas:

  1. Interromper o contato – Vire de costas, saia do ambiente, ou do quarto ou desligue o telefone.
  2. Revele a manipulação – Faça uma afirmação sobre o que está sentindo. Ex: Estou sentindo um nó no estomago. Sempre sinto isso quando alguém tenta me manipular. Tem alguma coisa que você quer de mim e que não está falando?
  3. Estabeleça metas – Estabeleça metas para você e cumpra-as nem que tem que repetir 1.000 vezes. Ex.: Eu sei que você está com raiva de mim pela decisão que tomei. Mas a minha resposta continua sendo “não”.

A melhor maneira de curar ou minimizar os aspectos negativos da dor emocional é expressá-la. Para vencer a dor, o mais importante é quando a pessoa se dispõe com muita coragem e sem preconceitos a enfrentar o desconhecido mundo de suas emoções e, às vezes, expor suas misérias emocionais. Ser honesto consigo mesmo (a) é o melhor remédio. A sinceridade nos dá coragem e abertura para lidar com qualquer situação, agradável ou desagradável. Muitas vezes encontramos justificativas nobres para não mudar, quando, na realidade, estamos é precisando ter coragem para iniciar mudanças.

Ao saber quem somos, podemos adquirir a flexibilidade de perceber igualmente as nossas dores emocionais e as dos outros sem privilegiar nenhuma das partes. Assim, não estaremos amarrados a nós mesmos (as), nem nos confundiremos com os desejos dos outros.

Desejo que possa iniciar esta semana fazendo as mudanças necessárias para viver melhor!

Um grande abraço
Aga Brueckheimer