Raiva E Autocontrole

Recebi dezenas de e-mails pedindo para falar mais sobre a raiva e como controlá-la.

Muitas pessoas me escreveram o quanto o sentimento de raiva atrapalha suas vidas, e que não gostam deste sentimento.

Pois aqui existe uma ótima oportunidade para compreender o que é competência emocional e como podemos gerenciar nossas emoções e, nesse caso, a raiva.

Golemann diz que sentir raiva é fácil, mas expressar a raiva na hora certa, da maneira certa, na intensidade certa  e para a pessoa certa é muito difícil. Tanto a explosão como a implosão da raiva trás consigo muitos inconvenientes. O estrago que uma explosão de raiva faz, todos conhecemos, pois é bem visível. Mas aqueles que guardam a raiva e os que implodem, não mostram nenhum sinal externo de raiva, mas sofrem as conseqüências internas: dores de cabeça, são autocríticos (as), irritadiços (as), usam a bebida para extravasar, tem insônia e correm os mesmos riscos de saúde  dos que explodem. Tanto um quanto o outro, precisam aprender a gerenciar suas emoções, ou seja, aprender a ter autocontrole emocional.

Na minha prática clinica, observo o quanto as pessoas não se entregam ao que estão sentindo, com medo de não conseguirem controlar suas emoções. O ambiente protegido do consultório e a certeza de poderem expressar livremente seus sentimentos, traz gradualmente de volta a confiança necessária para que ela possa conhecer e expressar livremente seus sentimentos.

Ao contrário do que as pessoas pensam, autocontrole emocional não significa reprimir ou negar suas emoções. A raiva, assim como a tristeza e o medo, podem ser extremamente produtivos e agregadores, quando expressados de forma autêntica, sem ferir ou desrespeitar. Expressar sua dor ou indignação, reivindicar reparação ou justiça, traz consigo motivação e renova nossa fé e integridade.

Desenvolvendo a competência emocional você aprende que tem opções quanto a como e quando expressar seus sentimentos adequadamente. Nem sempre você pode mostrar seu coração a todos. Seu coração é pessoal e precioso e você tem que aprender como, aonde e com quem você pode ser totalmente espontâneo. Manter sob controle as emoções e impulsos perturbadores é uma habilidade que podemos aprender e que requer de nós responsabilidade pessoal e maturidade. Segundo Golemann, pessoas com essa habilidade:

  1. Gerenciam bem seus sentimentos impulsivos e emoções aflitivas.
  2. Mantêm-se compostas, positivas e impassíveis, mesmo em momentos difíceis.
  3. Pensam com clareza e se mantêm concentradas sob pressão.

Lembre-se de que existem alguns recursos bem populares para recuperar seu autocontrole quando a raiva for muito grande.  É bom ler e anotar e, se possível, tentar exercitar estas sugestões:

  1. GRITE – Tranque-se no banheiro ou no quarto, abra bem sua boca para que o maxilar possa relaxar, e grite dentro de uma almofada. Assim ninguém vai ouvir e você pode se refazer-se e reorganizar seus pensamentos.
  2. FAÇA ALGUM TIPO DE EXERCICIO FISICO – Correr é um excelente exercício para gastar e acabar com o estresse e diminuir o nível de cortisol do nosso corpo.
  3. CONTROLE-SE –  Feche os olhos, relaxe as mãos e o maxilar, e lembre que não vale a pena estragar sua saúde pelo que uma pessoa lhe disse ou fez. Respire fundo e pense que sua saúde esta em primeiro lugar.
  4. CONTE ATE 10 – Ajuda muito mais do que você imagina. Tente!
  5. PROCURE ALGUEM PARA DESABAFAR – Um amigo ou pessoa de sua confiança que possa estar escutando você sem julgar é muito bom e ajuda a colocar os pensamentos em uma nova perspectiva.

Desejo a você, do fundo do meu coração, um lindo dia cheio de amor e paz.

E que você tenha uma ótima semana em companhia das suas emoções.

Um grande abraço e até breve

Aga Brueckheimer
www.dr-Aga.com
55 47 3319-6001