Dicas para Controlar sua Ansiedade

ANSIEDADE

O excesso de Ansiedade é a causa de inúmeros males que nos atingem nos dias de hoje. Mais do que um sentimento, a ansiedade é um estado emocional primário, cuja função é alertar sobre perigos e preparar nosso corpo para lutar e se defender.

Todos nós, homens e  mulheres, não importa a idade, posição social, cultura, etc., identificamos ansiedade  em nós e os estados ansiogênicos  de outras pessoas. E de uma maneira geral, estamos sempre em busca de sentir  um bem estar maior, um estado emocional que podemos traduzir como “felicidade”. Muitos até dispensam a felicidade, para eles tudo o que querem “é sentir paz”.

É importante saber que a Ansiedade está vinculada diretamente com nosso ambiente (lugares, pessoas, atividades, etc.), e com a maneira que experimentamos este   ambiente. Como é uma emoção cuja finalidade é manter-nos a salvo de perigos ou situações novas em que supostamente possam existir ameaças a nossa estabilidade e conforto, ela ativa tanto os nossos mecanismos de defesa primitivos de fuga, como super excita o nosso Sistema Nervoso Central.

Mãos trêmulas e transpirando, taquicardia, suor frio, sensação de sufocamento, medos, morte iminente, diarréia, sensação de fraqueza, de querer sumir, são alguns dos sintomas físicos gerados pelo excesso de ansiedade. Sem falar aqui da síndrome do pânico, uma doença que afeta cada vez mais as pessoas no mundo moderno.

Ao mesmo tempo a memória dispara todas as lembranças de vivências ansiogênicas anteriores, as críticas e auto-cobranças, e todos nossos fracassos.

Os quadros ansiosos aparecem cada vez que resistimos em abandonar nossa zona de conforto,  onde preferimos ficar com o velho, que é conhecido e seguro, em vez de arriscar uma  mudanças ou experimentamos algo novo. Quanto mais rígida a pessoa for, maior será o grau de ansiedade.

Existem vários tratamentos, remédios e até alimentos para controlar ansiedade e impedir que uma emoção primária se transforme em uma doença e passe a controlar sua vida. Psicólogos e psicoterapeutas, nas mais diversas abordagens, ajudam a investigar a origem da ansiedade patológica e tratar adequadamente os sintomas.

Atualmente existem remédios excelentes para ajudar a baixar o nível de ansiedade. Mas se você não tratar as causas adequadamente e não aprender a controlar sua ansiedade, os sintomas sempre voltarão.

Os tratamentos para ansiedade consistem em técnicas de relaxamento e exercícios que, quando praticados repetidas vezes, levam ao controle da ansiedade no organismo.

Portanto, se você quer saber como controlar a ansiedade, sem fazer uso de remédios, as dicas abaixo vão ajudar bastante. Mas cuidado, se sua ansiedade for muito grande, é bem provável que um médico e um psicólogo vão  ajudar bem mais.

DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE

- Faça exercícios regularmente. Pratique Yoga, meditação ou relaxamento. Ajuda a eliminar e noradrenalina criando endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar.Se não puder fazer nada disso, então caminhe com regularidade.

- Aprenda a expirar (colocar o ar para fora). Pensamos que respirar é colocar ar para dentro. Para isso não precisamos nos esforçar, pois a gravidade faz isso pela gente. Colocar todo ar para fora é a chave para relaxar e ter de volta o autocontrole. Siga o link, se você tiver interesse em aprender a respiração anti-ansiedade.

- Aprenda a conviver com o não saber. Você não precisa saber tudo. Sempre vai existir uma situação em que você não vai saber o que fazer. Paciência, você é humano!.

- Saiba lidar com a insegurança quando ela surgir. Não queira se livrar dela, não tenha pressa. Quanto mais você aceitar conviver com a insegurança, mais calmamente ela irá embora e mais a sua mente se acalmará. Quanto mais rápido você tentar se livrar dela, mais ansioso (a) você ficará.

- De ouvidos aos seus medos e suas preocupações. Conversar consigo mesmo, mantendo o diálogo interno, pode lhe ajudar a identificar seus medos e preocupações. Lembre-se que a ansiedade vem dos medos generalizados e não identificados.  

- Viva no presente. Ao remoer o passado, você deixa de lado o presente. Preocupar-se demais com o futuro pode reduzir sua capacidade de ação agora. Assim, nada mais coerente que viver o hoje.

- Pare de querer controlar tudo. Identifique se depende apenas de você modificar uma situação, se depende de outra pessoa, ou se não há como mudar algo no momento presente. Isso é importante para que você não desperdice sua energia, nem seu tempo, com aquilo do qual você não pode mudar ou ter o controle;

- Aprenda a evitar as pessoas e as situações em que você ainda não consegue controlar sua ansiedade. Afaste-se daquelas pessoas que não te valorizam.  Receber atenções negativas é pior do que não receber qualquer atenção. - Valorizar todas suas conquistas. Tire proveito das suas experiências positivas em vez de ficar lembrando e/ou lamentando as negativas.

Bem se nada disso adiantar, está na hora de procurar ajuda. Saiba que você merece uma vida mais feliz e que você poder ter ajuda. Existem profissionais treinados para isso.

E lembre-se sempre de cuidar de você com carinho e acreditar em você e seus sonhos. Isso faz toda diferença do mundo.

Com todo meu carinho.

Um grande abraço e até breve,

Aga Brueckheimer
www.dr-Aga.com
55 47 3319-6001