Saúde, Prazer e Lazer
Quando foi a última vez que você fez alguma coisa que realmente lhe deu prazer? Pense rápido naquelas coisas que você gosta de fazer, e pergunte-se quando foi a última vez, ou qual é o tempo que você reserva para isso? Reflita um pouco sobre a sua resposta, e se ela não lhe for satisfatória, largue agora o que estiver fazendo e busque, nem que seja uma pequena coisa, para começar a resgatar o prazer em sua vida. Provavelmente você se pergunte como fazer, pois está em seu trabalho, ou então em casa, onde têm outras prioridades para serem atendidas.
Pode ser também que você nunca pensou sobre isso, ou acha que o seu tempo de lazer e prazer já passou . Se for assim, proponho uma pequena brincadeira: imagine que você acabou de saber que vai morrer daqui a cinco dias e não temi mais tempo de fazer aquelas coisas que iria fazer ano que vem, e nem o que você planejou para sua aposentadoria (Tenha calma, é só uma brincadeira!!). Então, olhe ao seu redor e pergunte-se o que é que você ainda gostaria de fazer. Sugiro que você faça uma lista e anote tudo que vier a mente. Desde aquela viagem de três meses que você sonha em fazer (e nunca sobra tempo e dinheiro), aquele abraço que você gostaria de dar, todos os "eu te amo" que ainda gostaria de dizer, o day-off que nunca faz, até as pequenas coisas que sempre são adiadas, porque os outros acham (e você também), que são besteiras ou futilidades. Enfim, liste tudo - afinal te restam poucos dias - e não esqueça daquelas coisas que nunca falou e estão atravessadas em sua garganta , e daquela questão, que você vem empurrando com a barriga, para não criar caso, mas que te dariam muito prazer ou alívio depois que fossem ditas!! Porém, preste atenção: é aconselhável não começar pelo seu chefe. Você corre o risco de ser demitido por justa causa, e daria a ele o prazer de lhe mandar embora sem que precisasse lhe pagar todos seus direitos. Se o seu chefe estiver na lista, deixe-o por último.
Feito isso - espero que a lista tenha sido enorme - escolha um item dentro desta lista que seja possível fazer agora ( É! AGORA MESMO) e vá fazer. Com isso, estará ganhando tempo e aprendendo como viver com mais prazer e saúde. E mais que isso : seguramente esta lista representa os desejos mais sinceros e autênticos do seu coração, e contém o segredo do que você deve fazer para viver com saúde, e não ser mais uma das 500.000 pessoas, que morrem por ano de doenças cardiovasculares no Brasil. E veja como é simples! Se voce fez a lista, é só começar .
O prazer produz saúde e criatividade, e está diretamente ligado a realização. Uma vida sem realizações, é uma vida sem prazer. Com prazer a vida é uma aventura criativa, sem ele, é uma luta pela sobrevivência. E os seus desejos mostram o caminho para sua auto realização.
Embora o ser humano seja auto regulado para o prazer, não significa que o prazer deva ser seu único objetivo na vida. O prazer, como já citei anteriormente, é a força chave para a realização. A própria natureza do prazer é muito volátil, esquiva. Quanto mais o perseguimos, mais parece que nos foge, que se esconde. E sempre se esconde em coisas pequenas e muito simples. Uma pessoa sem doenças, busca naturalmente o prazer. E é a busca dele - o prazer - que nos mantém com saúde, nos impulsiona a fazer o melhor no sentido da auto realização. Aqui surge um paradoxo: há um conflito entre prazer e realização. Este paradoxo tem origem no fato da realização exigir autodisciplina. Ela, a autodisciplina, é a antítese do prazer. Assumir metas e objetivos, implicam sempre no sacrifício de alguns prazeres imediatos. Se você não for capaz de lidar com frustração, ou seja, não conseguir esperar e persistir para alcançar sua metas, é provável que o grau de insatisfação em sua vida seja tão grande, que não tenha mais espaço para o prazer. E com isso, sua saúde vai evaporar, até sumir e dar lugar para as doenças se instalarem. Isto acontece de um modo muito sutil e invisível : A insatisfação vai solapando sua energia (sobreviver requer muito mais esforço do que viver), e o stress se instala devagar, sem que você o perceba. E quando você se dá conta, está infeliz, desanimado, vivendo uma vida sem alegrias e sentindo muito pouco prazer.
Portanto, vale a pena tentar: Reorganize sua vida de modo que os desejos do seu coração também possam ser atendidos, por mais loucos que possam parecer. Sua razão não tem o direito de te julgar.
Pergunte sempre ao seu coração o que ele quer, e encarregue sua razão de mostrar os meios para realizar os teus desejos. Assim, ela não fará pré julgamentos e você terá sua vida mais saudável e com muito mais prazer. Ainda há tempo, comece agora. O seu prazer e a sua saúde só dependem de você.....e da sua lista de desejos!!!