O Que é Inteligencia Emocional?
I.E. é um conjunto de habilidades, relegadas por muitas décadas. Essas habilidades, antes eram chamadas de temperamento ou personalidade, ou ainda de competência. Atualmente, com a compreensão mais exata deste talento humano, ganhou um novo nome: Inteligência Emocional. Segundo John D. Mayer, é a habilidade de perceber, integrar, compreender e gerenciar suas próprias emoções e as emoções de outras pessoas. Inteligência Emocional é a chave para alcançar com sucesso nossos objetivos na vida pessoal e profissional.
O que não é Inteligência Emocional: IE não significa ter alto-astral Não significa ser sempre simpático, sorridente. Também não quer dizer liberar sentimentos, não ter limites ou não poder fracassar.
Inteligência Emocional significa voce conhecer profundamente seus sentimentos, saber administrá-los de uma maneira eficiente voltada para resultados, achando uma forma efetiva de expressá-los, permitindo às pessoas trabalharem juntas, em torno de metas comuns.
Um aspecto positivo é de que a IE é treinável, tanto para homens quanto para mulheres, e por diferenças de educação teremos perfis de pontos fortes e fracos variáveis.
A IE se desenvolve ou é mais plena na maturidade, o que significa que a vivência é um fator determinante deste aprendizado. Estudos mostram que a IE não pode ser ensinada, mas ela pode ser aprendida a medida que passamos a conhecer melhor como funcionamos e reagimos em situações de stress. A inteligência Emocional está estritamente ligada a Maturidade Emocional. Ela requer do indivíduo ser adulto.
O que é ser adulto?
Ser adulto é ser responsável por si e pelas suas ações. É pegar para si a auto-responsabilidade como um ato voluntário.
O que é maturidade?
A maturidade não é um estado que se atinge com a idade ou a experiência. É um processo que, nas pessoas criativas e evoluídas, continua até a morte.
O adulto maduro, capaz de assumir a responsabilidade por sua própria vida, aprendeu a dissociar a emoção dos padrões estabelecidos sob a tensão da dependência e a fixar o impulso para agir naquilo que considera conveniente. Com o poder de transferir o conteúdo emocional, ele adquiriu também o poder de controlar sua intensidade.
Quando detectamos uma condição não muito favorável ou então, temos dificuldades em fazer essa dissociação, significa que o processo de amadurecimento foi interrompido neste determinado padrão ou atitude. Portanto, isto deve ser estimulado e reaprendido nesta área, para que novos padrões possam ser implantados, que nos levarão a atitudes mais flexíveis e proveitosas.
Esta é uma grande e boa noticia! Podemos aprender a nos educar, desenvolvendo novas e diferentes atitudes em reação a situações que antes não conseguíamos controlar.
QUAL O PERFIL DE UMA PESSOA EMOCIONALMENTE INTELIGENTE?
- Tomam a iniciativa para melhorar seus relacionamentos com seus colegas e familiares
- Sabem controlar suas emoções
- Tem um nível de stress saudável
- São altamente auto motivados
- Sabem usar bem a comunicação
- Sabem resolver conflitos
- Tem integridade, liderança e alto grau de Resiliência
O Que é Uma Empresa Emocionalmente Inteligente?
A Inteligência Emocional nas Organizações não é uma mera avaliação difusa, pois tem conseqüências concretas.
Embora nem todas usem este nome, um número cada vez maior de organizações está se empenhando em tornar-se emocionalmente mais inteligente.
As condutas básicas das empresas EI são:
- Um equilíbrio entre os lados humano e financeiro da programação da companhia.
- Um engajamento organizacional numa estratégia básica.
- Iniciativa para estimular melhorias no desempenho.
- Comunicação aberta e estabelecimento de confiança com todos os interessados engajados.
- Formação de relacionamentos internos e externos que ofereçam vantagem competitiva.
- Colaboração, apoio e distribuição justa de recursos.
- Inovação, assunção de riscos e aprendizado em conjunto
- Paixão pela competição e pela melhoria continuada.
Clique aqui e saiba mais sobre como desenvolver sua Inteligência Emocional.
Clique aqui para fazer o Inventário CASH e conhecer suas habilidades e seu potencial.