Você é daquelas pessoas que tem que fazer tudo certinho
Olá meus queridos leitores e amigos,
Você é daquelas pessoas que tem que fazer tudo certinho? Fica se cobrando perfeição no trabalho e em casa, e só se sente bem quando a coisa sai perfeita? Cuidado! Exigir perfeição em tudo pode transformar sua vida e a dos outros num tormento sem fim.
A pessoa perfeccionista tem compulsão de fazer as coisas com perfeição. Não se dá o direito de errar. Impõe tanto para si como para os outros realizarem tarefas impecáveis, quando poderia fazê-las apenas com esmero. Tem obstinação pela ordem e pela limpeza. Ao invés de viver seu dia de forma mais leve, torna a sua vida cansativa em razão de suas metas inatingíveis.
O sofrimento de um perfeccionista é grande e poucas vezes ele consegue estar com pessoas sem criticá-las. Ele não sabe o que é ter paz de espírito, pois está constantemente fazendo autocríticas.
Faz parte ainda do perfil de um perfeccionista:
Ter um alto grau de ansiedade que faz com que queira fazer ou resolver as coisas imediatamente. A tarefa de um dia quer fazer em instantes. Como não consegue, costuma desistir.
Ter o costume de classificar tudo em extremos: certo e errado, tudo ou nada. Mais do que meticuloso (a), é extremamente controlador e intransigente disfarçando assim a sua insegurança que o domina o tempo todo. Este tipo de pensamento tudo ou nada deixa a pessoa extremamente ansiosa e com uma sensação de constante fracasso. Isso desmotiva e paralisa a pessoa.
Outro detalhe ainda é que se considera a única pessoa confiável e capaz de realizar bem as coisas.
O indivíduo com personalidade perfeccionista pode mudar sua conduta, aos poucos e com êxito. Deve aprender a dar prioridades às suas atividades, sem fazer tudo de um modo extremamente perfeito, já que é isso o que faz perder de vista o objetivo principal de suas ações. Deve aprender a dar certo realismo às conseqüências do que acontecerá se não terminar o serviço em dia. Desta forma poderá conhecer a realidade de todos os aspectos de sua vida.
Dicas para se livrar da Neura do Perfeccionismo.
Primeiro a pessoa precisa reconhecer que:
- Perfeccionismo não é uma qualidade. É uma atitude improdutiva, limitadora e negativa.
- Que perfeição não existe. Isto mesmo vou repetir: A perfeição não existe. A perfeição é divina, e, portanto inalcançável.
- Seres humanos alcançam a excelência e se aperfeiçoam gradualmente por tentativa e erros, e aceitam que a vida não é perfeita.
- Trace pequenas metas e valorize seu progresso, mesmo que seja pouco.
- Estabeleça prazos, metas e prioridades e não se desvie deles.
- Aceite sua natureza humana.
- Elimine pensamentos do tipo “Não posso errar”, “É tudo ou nada”, “Sou um fracasso”. Elas fomentam o perfeccionismo.
- Faça. Errando ou acertando, o ser humano só aprende quando faz.
E SE NADA DISSO FUNCIONAR?
Se você é perfeccionista e não consegue mudar sua conduta, procure ajuda profissional. Hoje você pode contar com uma vasta gama de abordagens, técnicas e tratamento psicológico para este tipo de distúrbio.
E para finalizar, acredite que você merece uma vida com paz e com menos ansiedade. Valorize aquilo que você já conquistou e desfrute a vida com alegria.
Lembre sempre que somos aquilo o que foi possível ser e que não podemos ser tudo.
Tenha uma semana cheia de paz e oportunidades para aperfeiçoar suas qualidades humanas.
Um grande abraço e até breve,
Aga Brueckheimer
www.dr-Aga.com
55 47 3319-6001